SS Kromprinzessin Cecilie História

     Bom Olá a todos, como vocês sabem o blog não é só de opiniões e etc... O blog também conta histórias e farsas de antigos navios como é o caso do navio de hoje e o titulo do texto será:

SS Kromprinzessin Cecilie e Sua falsa camuflagem de Rms Olympic.

     Primeiro vamos analisar a história do navio e algumas características:

Companhia:  Norddeutscher Lloyd
Lançamento: 1 de dezembro de 1906
Viagem Inaugural: 14 de Julho 1907 
Última viagem: 1940 ano em que foi demolido.
Comprimento: 208.9 m
Largura: 22 m 
Tonelagem: 19.400 toneladas
Propulsão: 4 hélices
Passageiros: 1741
Tripulação: 686

História:

     último de uma série de quatro navios construídos para Norddeutscher Lloyd ( Kaiser Wilhelm der Grosse, o Kronprinz Wilhelm e Kaiser Wilhelm II) Considerado o último navio alemão de Quatro chaminés.

     O navio operava na rota Bremen - Nova York, parando em outros portos, como Boston e Nova Orleans. Em 1914 quando a guerra iniciou-se o SS Kromprinzessin Cecilie estava no meio do oceano Atlântico e precisava voltar para a Alemanha, a bordo estavam uma carga de barras de ouro avaliadas em $2 milhões, ele aprende a declaração de guerra e deve retornar para os Estados Unidos para evitar ser capturado. Afim de não expor o navio a risco, o capitão ordenou pintar o topo das chaminés do navio com tinta preta para que ficasse parecido com o RMS Olympic da White Star Line. 

    Se um navio britânico detectasse um navio de quatro chaminés de cor ocre com top preto, achariam ser o RMS Olympic. Como muitos passageiros não queriam voltar pros Estados Unidos, um casal milionário americano que estavam abordo ofereceu-se para comprar o navio para assim içar a bandeira americana e com segurança entrar em águas europeias. Quando Kromprinzessin Cecilie aportou em Bar Harbor os habitantes tinham sido enganados pela suas novas cores e ficaram surpresos ao ver o "Olympic" no pequeno porto. Os britânicos sabiam da carga valiosa do SS Kromprinzessin Cecilie e perguntavam-se onde o navio estava. Foi então que um habitante telegrafou para New York e perguntou do Rms Olympic na qual recebeu em resposta de que o navio estava atracado em segurança no seu pier 59 em New York.  Quando as autoridades britânicas receberam a notícia de que o "segundo Olympic" não era outro senão o Kronprinzessin Cecilie. Em seguida, o navio mudou-se para Boston. Depois que ele foi capturado e transformado em transporte de tropas EUA e renomeado USS Mount Vernon. Além disso, ao entrar os EUA na guerra, todos os navios alemães ancorados no cais foram confiscados.

     De fato o navio não foi bem disfarçado como Olympic...Mesmo ambos serem um pouco parecidos:

*Ambos tinham quatro chaminés.
* Tanto o Kromprinzessin Cecilie quanto o Olympic tem um deck de passeio aberto.
* Os dois tem cascos pretos e retoques brancos.

   Outro fato é de que até a imprensa anunciou a "chegada do Olympic em Bar Harbor."

SS Kromprinzessin Cecilie disfarçado como Olympic em Bar Harbor.
Outra imagem dele disfarçado.

     Particularmente ele é mais parecido com um navio da Cunard do que com um navio da White Star Line.

Epero que tenham gostado. :)

Comentários