Um orgulho da Frota Cunard Line. Conheça um pouco da hitória de um dos navios mais famosos e bonitos da nossa história.
As origens do Rms Aquitania, se iniciam em 1907 entre a Rivalidade das companhias maritimas inglesas, Cunard Line com sua dupla de maiores e mais velozos navios Mauretania e Lusitania, contra a White Star Line e seu Imponente, majestoso, grandioso e luxuoso Trio, Olympic, Titanic e Britannic.
A Cunard viu que sua dupla de navios (Lusitania e Mauretania) mesmo sendo rápidos, não eram tão grandes e tão pouco apresentavam o mesmo luxo que o Trio "Olympic" possuía. Frente a isso a Cunard Line começa a elaborar um novo projeto. O requisito nesse novo navio era ser maior, mais luxuoso, mais confortável e mais rápido que o "Trio White Star" porém mais lento que o RMS Muretania.
RMS Mauretania (1907 - 1935) ancorado ao lado do pier da Cunard Line em Nova York. |
Durante os anos que se seguiram, projetistas trabalharam e estudaram os designs de navios da própria Cunard Line e de empresas rivais, inclusive o próprio projetista chefe encarregado do novo carro chefe da Cunard estava a bordo do RMS Olympic do White star Line em sua viagem inaugural, afim de aproveitar estudar alguns conceitos presentes no interior do navio para o seu projeto. O resultado de todo trabalho se deu em 1910, quando o projeto do navio foi revelado pela John Brown and Company yards no mesmo dia em que foi posta a quilha de construção do gigante transatlântico.
RMS Carmania (1905 - 1932) |
RMS Lusitania (1907 - 1914) |
RMS Aquitania (1914 - 1951) |
Em 21 de Abril de 1913 o Aquitania foi lançado ao mar onde foi batizado pela condessa Alice Stanley, em seguida o imenso navio foi rebocado para uma doca onde se iniciaram os trabalhos equipagem de toda sua superestrutura.
RMS Aquitania após o seu lançamento abril de 1913 |
Após o desastre com RMS Titanic em 1912, o RMS Aquitania ainda estava em construção e foi o primeiro navio recém construído a ter botes com capassidade para todos os passageiros e tripulantes. Ao total eram 80 botes, e 4 deles com comunicador Marconi. Em Maio de 1914 o navio foi levado para seus testes de mar.
No dia 30 de Maio de 1914, após um ano de equipagem e testes dos motores o gigantesco RMS Aquitania parte de Liverpool em sua viagem inaugural, com destino a Nova York, carregando o título de segundo maior transatlântico do mundo (o Alemão SS Imperator de 1913 possuía o título até então, porém o RMS Aquitania podia se gabar de ser o maior navio inglês e o maior navio do mundo a possuir quatro chaminés).
Comparação do RMS Aquitania com o igualmente gigante RMS Olympic. |
RMS Aquitania partindo para mais uma viagem até Nova York. |
- Em Junho de 1914 o navio foi requisitado pelo Governo britânico para servir como um cruzador na guerra e o navio foi convertido para este papel em Liverpool.
- Em 7 de Agosto, após todo o mobiliado e decoração do navio terem sido retiradas e armazenadas em depósitos, partiu de Liverpool, agora sob o comando Marinha Real o renomeado HMT Aquitania, que desliza sob mar não mais com seu casco preto e linha d'água branco e vermelho e chaminés laranjas com topo preto, e sim ostentando um casco toltamente camuflado para sua primeira missão de patrulhar os mares no ocidente.
HMT Aquitania |
HMHS Aquitania |
Em 10 de Abril 1916, foi devolvido a Cunard Line e enviado para o estaleiro Harland & Wolff para converção do navio para passageiros e rotomar seus serviços para a companhia. Entrentanto em Novembro de 1916, o Aquitania foi novamente requisitado como navio Hospital.
Dezembro de 1917, com entrada dos EUA na guerra, o navio voltou ao serviço de transporte de tropas. Em 1918 com o fim da guerra o navio foi usado para levar as tropas de volta aos seus países.
O navio foi devolvido a Cunard Line no inicio de 1919, e a embarcação logo enviada para o estaleiro para passar por uma extensa reforma no seu interior e principalmente exterior onde seu casco estava bastante danificado, o navio também foi convertido para queima de óleo para baratear o custo de combustível.
RMS Aquitania na sua primeira viagem como navio de passageiro no pós-guerra, Nova York, de1920 |
17 de Julho de 1920, fez sua primeira viagem pós-guerra de Liverpool para Nova York. Com a perda do RMS Lusitania em 1914, e o RMS Berengaria (ex-SS Imperator), ainda em estaleiro para reformas. a Cunard Line passou a operar o navio na rota Southampton-Cherbourg-Nova York, deixando a rota Liverpool - Nova York para ser operada por navios menores. Mais tarde a rota Southampton - Nova York foi operada pelo novo grande trio da Cunard Line (RMS Mauretania, RMS Aquitania e RMS Berengaria).
O grande trio da Cunard que rivalizava na mesma rota com o novo grande trio da White Star Line, RMS Olympic, RMS Homeric e RMS Majestic. |
Com a grande depressão de 1929, as viagens transatlânticas estavam indo de mal a pior, muitos navios com idade avançada e já ultrapassados para a época foram gradualmente aposentados no anos que se seguiram, foi o caso dos célebres RMS Olympic e RMS Mauretania aposentados em 1935 e 1936 respectivamente. Os navios que continuavam em serviço teriam que gerar rentabilidade para a companhia de outra maneira. Assim em 1932 pela primeira vez em sua carreira, o RMS Aquitania é usado como navio de cruzeiro (Permanecendo assim até o início da segunda guerra mundial em 1939). Porém o navio não satisfez a clientela exigente de passageiros de cruzeiros da época que achavam o navio quente e grande demais (seu comprimento não permitia chegar a portos turisticos na época), tendo em vista que o RMS Aquitania foi contruído para a função de atravessar o tempestuoso e frio Atlântico norte, e não era um navio ideal para lazer. Analisando todos os problemas financeiros que a empresa estava enfrentando e levando em consideração reclamações dos passageiros, a Cunard Line retira o RMS Aquitania do serviço de cruzeiro em 1935 e o coloca novamente em sua linha transatlântica, dessa vez ligando a Inglaterra ao Canadá. Além disso foi decidido que o navio seria aposentado da frota da Cunard Line em 1940, onde já seria substituído pelos icônicos, RMS Queen Mary, RMS Mauretania II e RMS Queen Elizabeth.
RMS Aquitania servindo na sua carreira como cruzeiro. |
Entretanto mais um conflito eclode na Europa e a Segunda Guerra é iniciada, e em 21 de Novembro de 1939 o RMS Aquitania atracado em Southampton é requisitado pela marinha real para o uso de transporte de tropas, e novamente renomeado HMT Aquitania, que consequentemente ganha uma sobrevida já que seria aposentado em 1940. No mesmo ano de 1940 o navio passou por uma extensa remodelação para atuar na guerra no atlântico ao lado dos Queens, Mauretania II e Ile de France, nessa reforma foram instalados mais botes salva vidas e armas de artilharia pesada foram instaladas em seus decks superiores.
HMT Aquitania servindo como transporte de tropas na segunda guerra |
HMT Ile de France e HMT Aquitania ao fundo. |
HMT Aquitania |
HMT Aquitania e o HMT Queen Mary em Southampton. |
Com o fim da Segunda Guerra o HMT Aquitania bastante avariado é devolvido para sua companhia de bandeira Cunard White Star Line que envia o navio para uma pequena reforma, para em seguida o RMS Aquitania retornar ao serviço da Cunard Line com objetivo de repatriar as tropas e famílias americanas e canadenses que estavam na Europa.
RMS Aquitania no seu serviço de repatriação pós guerra para a Cunard Line. |
No final de 1948 a Cunard White Star envia o navio para a doca seca afim realizar uma grande remodelação e voltar a realizar serviços com passageiros regulares. No entanto as condições do navio mesmo após as reformas eram precárias, ainda assim o navio retornou ao serviço regular e ainda transportou uma grande quantidade passageiros, principalmente mulheres que foram desposadas na Europa por americanos e canadenses. Entretanto em 1949 ficou claro para a Cunard White Star que apesar de toda a popularidade que o navio possuia, ele estava velho e ultrapassado.
RMS Aquitania e o MV Britannic em Nova York |
RMS Aquitania na sua última vez em Southampton. |
Destaques:
* Mauretania e Lusitania muitas vezes são vistos como irmãos do Aquitania, mas são ligeirmentes menores;
* Foi o único "Grand Liner" a servir em duas guerras;
* O último navio de passageiros de 4 chaminés a ser desmantelado;
* Foi o navio mais antigo a ficar de serviço para a Cunard Line de 1914 a 1950;
Meus ancestrais vieram da Espanha nesse navio. Foi em 1924 quando o Aquitania saiu de Marselha, fez escala em Gibraltar e aportou em Santos em 20/11/1924. Queria muito saber mais detalhes dessa viagem. Alguém sabe como obter essas informações ?
ResponderExcluirLamento, mas o RMS Aquitania era um navio inglês e nunca serviu a rota Marsella - Gilbratar - Santos. Tão pouco esteve no Brasil.
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