Fotos da cerimônia de batismo e entrega do navio em 5 de Maio, para ver algumas fotos dos seus interiores, clique aqui. |
Com sua partida em viagem inaugural, alguns dias após, o Fascinosa
iniciou sua primeira temporada na Europa, que terá como porto de
embarque Veneza, na Itália, e como destino as Ilhas Gregas e região. A
temporada na área seguirá até Novembro, quando o navio seguirá ao
Brasil, para sua primeira temporada de Inverno. Esse fato, extremamente
incomum coloca o navio na história das temporadas brasileiras, como o
mais novo a alguma vez ter feito uma temporada completa na América do
Sul. Aqui, ele se juntará a seu gêmeo Favolosa, um ano mais velho, e
enquanto esse fará roteiros ao Nordeste em sete noites, o Fascinosa fará
roteiros ao Prata em nove noites.
O Fascinosa, é o único gêmeo idêntico ao Favolosa, que foi entregue no
ano passado. Ambos, são uma evolução da classe Concordia, que
originalmente incluía o Concordia, o Serena e o Pacifica. Esses, por sua
vez, foram projetados com base no projeto do Magica e do Fortuna, que
também são evolução de um projeto mais antigo, o do Carnival Destiny, de
1996. O navio entregue no começo do mês, é muito provavelmente o último
da companhia baseado nesse projeto, já que o próximo navio a ser
entregue, já encomendado ao Fincantieri, apesar de semelhante,
utiliza-se de um projeto mais novo, o da classe Dream, da Carnival. O
novo navio, que está sendo chamado de Super Costa, por conta de seu
tamanho - 132 mil toneladas, e capacidade para 4,928 passageiros, contra
as pouco mais de 110 mil toneladas, e capacidade para 3,800 passageiros
do Fascinosa - ficará pronto em 2014. Trara-se também do último navio
da companhia decorado pelo controverso Joseph Farcus, que se aposentou
após projetar os interiores do navio, e poderá ocasionalmente desenhar
alguns ambientes isolados no futuro.
Entretanto, após as baixas que a frota sofreu, a companhia continua
querendo expandir sua frota, e deve confirmar a opção que tinha prevista
no contrato de encomenda do Super Costa, para a construção de um
segundo navio dessa classe, que ficaria pronto em 2015. "Nós queremos
continuar crescendo e no Outuno estaremos prontos para fazer um anúncio
muito importante para a indústria naval italiana" disse Pier Luigi
Foschi, em um de seus últimos pronunciamentos antes de deixar o cargo de
CEO e presidente da Costa Crociere.
E Michael Tamm, que assumirá o cargo de Foschi em primeiro de Julho, se
negou a revelar os planos da companhia, mas confirmou:: "Nós realmente
precisamos de mais capacidade". Já Howard Frank, vice presidente e coo
da Carnival Corporation completou: "Nós também estamos trabalhando num
protótipo para um novo navio, mas isso ficaria para aproximadamente em
2016".
O protótipo poderia ser semelhante aos novos navios da AIDA, que serão
construídos no Japão, porém, diferentemente da companhia italiana, a
Costa poderia estar encomendado esses navios em seu parceiro histórico
Fincantieri, já que grande parte da tecnologia empregada na construção
desses navios é de propriedade da Carnival, e poderia ser usada por
outros estaleiros.
Pier Luigi Foschi, ainda lembrou com pesar da tragédia do Concordia
durante a cerimônia de inauguração do navio, lembrando das dificuldades
enfrentadas pela companhia nos últimos meses, e ressaltou a recuperação
plena da marca, e a parceria com o Fincantieri, que segundo ele
beneficia toda a economia do país
Texto (©) Copyright worldcruises.com
Imagens (©) Copyright Costa Crociere.
Comentários
Postar um comentário