Costa recebe Fascinosa, e fala em aumentar ainda mais a frota

Fotos da cerimônia de batismo e entrega do navio em 5 de Maio,
para ver algumas fotos dos seus interiores, clique aqui.
No último dia 5, a Costa recebeu do estaleiro Fincantieri, onde foi construído, o Costa Fascinosa, mais novo navio da companhia. Em Veneza, o quinto gêmeo da classe Concordia foi batizado na presença de sua madrinha, com uma festa não muito agitada. A Costa já havia preparado um grande evento para a recepção do navio, como sempre acontece na entrega de novos navios, porém, em respeito às vítimas do Costa Concordia, que naufragou parcialmente no começo do ano, a programação foi cancelada e substituída pela que aconteceu no primeiro sábado de Maio. 
Com sua partida em viagem inaugural, alguns dias após, o Fascinosa iniciou sua primeira temporada na Europa, que terá como porto de embarque Veneza, na Itália, e como destino as Ilhas Gregas e região. A temporada na área seguirá até Novembro, quando o navio seguirá ao Brasil, para sua primeira temporada de Inverno. Esse fato, extremamente incomum coloca o navio na história das temporadas brasileiras, como o mais novo a alguma vez ter feito uma temporada completa na América do Sul. Aqui, ele se juntará a seu gêmeo Favolosa, um ano mais velho, e enquanto esse fará roteiros ao Nordeste em sete noites, o Fascinosa fará roteiros ao Prata em nove noites. 
O Fascinosa, é o único gêmeo idêntico ao Favolosa, que foi entregue no ano passado. Ambos, são uma evolução da classe Concordia, que originalmente incluía o Concordia, o Serena e o Pacifica. Esses, por sua vez, foram projetados com base no projeto do Magica e do Fortuna, que também são evolução de um projeto mais antigo, o do Carnival Destiny, de 1996. O navio entregue no começo do mês, é muito provavelmente o último da companhia baseado nesse projeto, já que o próximo navio a ser entregue, já encomendado ao Fincantieri, apesar de semelhante, utiliza-se de um projeto mais novo, o da classe Dream, da Carnival. O novo navio, que está sendo chamado de Super Costa, por conta de seu tamanho - 132 mil toneladas, e capacidade para 4,928 passageiros, contra as pouco mais de 110 mil toneladas, e capacidade para 3,800 passageiros do Fascinosa - ficará pronto em 2014. Trara-se também do último navio da companhia decorado pelo controverso Joseph Farcus, que se aposentou após projetar os interiores do navio, e poderá ocasionalmente desenhar alguns ambientes isolados no futuro.
Entretanto, após as baixas que a frota sofreu, a companhia continua querendo expandir sua frota, e deve confirmar a opção que tinha prevista no contrato de encomenda do Super Costa, para a construção de um segundo navio dessa classe, que ficaria pronto em 2015. "Nós queremos continuar crescendo e no Outuno estaremos prontos para fazer um anúncio muito importante para a indústria naval italiana" disse Pier Luigi Foschi, em um de seus últimos pronunciamentos antes de deixar o cargo de CEO e presidente da Costa Crociere. 
E Michael Tamm, que assumirá o cargo de Foschi em primeiro de Julho, se negou a revelar os planos da companhia, mas confirmou:: "Nós realmente precisamos de mais capacidade". Já Howard Frank, vice presidente e coo da Carnival Corporation completou: "Nós também estamos trabalhando num protótipo para um novo navio, mas isso ficaria para aproximadamente em 2016". 
O protótipo poderia ser semelhante aos novos navios da AIDA, que serão construídos no Japão, porém, diferentemente da companhia italiana, a Costa poderia estar encomendado esses navios em seu parceiro histórico Fincantieri, já que grande parte da tecnologia empregada na construção desses navios é de propriedade da Carnival, e poderia ser usada por outros estaleiros. 
Pier Luigi Foschi, ainda lembrou com pesar da tragédia do Concordia durante a cerimônia de inauguração do navio, lembrando das dificuldades enfrentadas pela companhia nos últimos meses, e ressaltou a recuperação plena da marca, e a parceria com o Fincantieri, que segundo ele beneficia toda a economia do país
Texto (©) Copyright worldcruises.com
 Imagens (©) Copyright Costa Crociere.

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