A
Costa Cruzeiros e a estrutura do Comissário nomeado para a emergência
do naufrágio do Costa Concordia, informoram que o concurso para a
remoção dos destroços do navio da ilha de Giglio foi ganha pelo
empreasa Salvage Titan em colaboração com a empresa italiana Micoperi. O
trabalho, ainda sujeito à aprovação final pelas autoridades italianas,
terá início em maio de 2012 com duração estimada de precaução em cerca
de 12 meses.
A Salvage Titan é uma empresa dos EUA, pertencente ao Grupo Crowley, líder mundial na recuperação de destroços. A Micoperi é uma empresa italiana que tem uma vasta experiência na construção e engenharia submarina.
A proteção ambiental tem prioridade durante toda a duração das operações. Depois de concluir a remoção, será providenciada a limpeza das águas e o restabelecimento da flora marinha.
O plano também inclui medidas destinadas a garantir as atividades econômicas e turísticas na ilha de Giglio. A
presença do pessoal que vai trabalhar para remoção de amianto não terá
nenhum efeito significativo sobre a ilha durante a receptividade de
verão. A
base operacional será fora da ilha, perto de Civitavecchia, onde serão
recolhidos equipamentos e materiais necessários para as intervenções,
de modo a evitar qualquer impacto sobre as atividades da marina de
Giglio.
"Estamos
muito satisfeitos de anunciar mais um passo importante na recuperação
de destroços da Ilha de Giglio - disse Pier Luigi Foschi, Chairman e
Chief Executive Officer da Costa Crociere SpA -
Como já aconteceu para a remoção do combustível, tentamos encontrar a
melhor solução para proteger a ilha e seu ambiente marinho e devolvê-lo
o mais rapidamente possível à sua inata vocação turística. Queremos também agradecer a empresa Smit Salvage e Tito Neri pelo sucesso e cuidados nas operações de defueling . "
A remoção será a última fase da recuperação dos destroços. O "defueling", ou seja, a extração do combustível dos tanques, foi concluída com êxito em 24 de março.
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