Características:
Tonelagem : 79.280 / 83.423 toneladas brutas
Deslocamento: 71.300 toneladas (aproximadamente )
Comprimento: 1.029 pés ( 313,6 m)
Largura: 119,4 m (36,4 m)
Calado: 37,00 m (11,3 m)
Altura : 184 pés (56,1 m)
Alimentação: Quatro Turbo- elétricos, 160 mil hp total (200.000 max hp ).
Propulsão: Quatro 3 - (mais tarde 4 -) com pás de 23 toneladas cada
Velocidade: 29 nós de velocidade Projetada , poderia chegar a 32,2 nós.
SS Normandie, mais famoso Transatlântico francês da luxuosa linha French Line. Foi o maior navio do mundo durante cinco anos, com 20 mil toneladas a mais que o RMS Majestic da companhia White Star Line. SS Normandie foi o primeiro navio de passageiros a ultrapassar 60 mil toneladas, o maior navio alimentado por turbo- elétrico, e o primeiro a atravessar o Atlântico com velocidade maior que 30 nós.
Com todo esse poder SS Normandie conquistou a bandeira azul por 5 anos consecutivos quebrando seu próprio recorde por 5 vezes. No entanto, todas essas qualidades técnicas são apenas parte da grandeza de Normandie, seu design e decoração foram igualmente inovador, distinto e luxuoso (Extremamente luxuoso). Todos esses fatores contribuíram para ser descrito como "O último grande transatlântico" definitivamente na década de 1930 e, possivelmente, do século.
Construído pelo famoso estaleiro frânces Chantiers et Ateliers de St. Nazaire sua quilha iniciou-se a construção em 1932, mas sua viagem inaugural realizou-se no dia 29 de Maio de 1935, de Le Havre para Nova York. ele foi para doca seca durante o inverno de 1935-1936 para corrigir problemas de vibração significantes que eram evidentes desde o momento da sua viagem inaugural. No processo de reparos, sua tonelagem bruta aumentou de 79.280 para 83.420, Isso permitiu ao navio continuar sendo o "Rei Dos Transatlânticos" mesmo depois da entrada de serviço do famoso RMS Queen Mary da Cunard White Star Line em 1936, que era de 81.235 toneladas.
A carreira do SS
Normandie como um navio de passageiros foi interrompida pela eclosão
da Segunda Guerra Mundial. Em 28 de Agosto de 1939 chegou a Nova York, e nunca mais navegaria de volta para casa (Infelizmente). Desativado no Pier 88, ele foi
levada sob custódia da Guarda Costeira Americana. Quando a França foi ocupada
em junho de 1940, e menos de uma semana depois de Pearl Harbor, SS Normandie foi assumido pela Organização Marítima Americana e foi rebatizado
USS Lafayette.
Em 09 de fevereiro de 1942
os E.U. Departamento de Guerra iniciou a conversão do SS Normandie em navio
transporte de tropas. Mas a partir dessa data, enquanto ele estava
sendo carregado com mantimentos, uma faísca de um maçarico soldador
acendeu um fardo de coletes salva-vidas. Um incêndio se espalhou
rapidamente pelo navio devido a uma série de erros de tripulação do navio. Bombeiros tentaram apagar as chamas, mas devido ao peso da água o navio começou a tombar no pier afundando
no seu cais. A proa deslizou sob Pier 88, enquanto a popa aproximou-se adjacente ao Pier 90.
Reflutuado em setembro de 1943, ela foi então rebocado para a Marinha de Brooklyn. Planos para restaura-lo foram em vão e o SS Normandie foi considerado perda total, um tempo depois decidiram transforma-lo em um porta-aviões mas os planos foram abandonados devido aos altos custos da reforma, e o navio permaneceu no Brooklyn para o saldo da guerra. Indesejado e inútil, aquele que foi um orgulho da engenharia e arquitetura naval foi desfeito em Newark, NJ, nos anos de 1946-47, as últimas peças de aço foram removidos por via férrea, em 6 de outubro de 1947.
Reflutuado em setembro de 1943, ela foi então rebocado para a Marinha de Brooklyn. Planos para restaura-lo foram em vão e o SS Normandie foi considerado perda total, um tempo depois decidiram transforma-lo em um porta-aviões mas os planos foram abandonados devido aos altos custos da reforma, e o navio permaneceu no Brooklyn para o saldo da guerra. Indesejado e inútil, aquele que foi um orgulho da engenharia e arquitetura naval foi desfeito em Newark, NJ, nos anos de 1946-47, as últimas peças de aço foram removidos por via férrea, em 6 de outubro de 1947.
Nunca existirá um navio tão glorioso e imponente como o SS Normandie uma maravilha Francesa. Com todo seu luxo e glamour se tornou um icone mundial de engenharia naval, levando seu exemplo exuberante e grandioso de interiores até os dias de hoje que estão presentes na maioria de navios de cruzeiros dos dias de hoje.
Nem mesmo o SS France de 1962 conseguiu superar o SS Normandie...
Espero que tenham gostado pessoal... Até a próxima :)
Comentários
Postar um comentário