O que pode ligar esses três navios atualmente?
Pacific Princess |
Por mais infame que seja, os três podem estar seguindo o mesmo caminho, o
dos sucateiros ao redor do mundo. Os dois primeiros já tem seu destino
definido. Enquanto o Augustus, já se encontra em Alang, onde o processo
de desmanche já começou, o Pacific deve seguir para outro desmanche, na
Turquia. Isso porque foi recentemente vendido em um leilão para a
companhia turca Cemsan, por 2,5 milhões de dólares. O navio, que foi
palco da série de TV Love Boat na década de 70/80, tinha navegado mais
recentemente pela Quail Cruises e CVC, em 2008. Desde então, estava
imobilizado em Gênova, a principio para uma reforma, e depois a espera
de seu destino.
Augustus. |
M/S Philippines em Alang. |
Já o Augustus, gêmeo do Giulio Cesare, de 1952 é um dos últimos grandes
transa- tlânticos da Itália, que serviu durante muitos anos na Italian
Line. Desde 1976, porém, ele estava no Oriente, sob operações de várias
companhias e em vários países. Em 1999, ele foi adquirido por um hotel
em Manila, nas Filipinas, e desde então foi um navio hotel/restaurante
nessa cidade, com o nome de M/S Philippines. Há alguns anos, seus
proprietários tentam vendê-lo, algumas autoridades e empresários
italianos demonstraram interesse em adquiri-lo, como patrimônio cultural
daquela país, mas o navio acabou os sucateiros de Alang, na India, onde
chegou no final do último mês, e já vêm sendo desmontado.
Costa Allegra |
O Costa Allegra, por último, tem destino incerto. A única certeza em
relação a seu destino porém, é que não navegará mais pela Costa
Crociere. Essa afirmação é do presidente e CEO do grupo Carnival, Micky
Arison, que confirmou que a companhia já tentava vender o navio desde o
começo do último ano, e já vinha inclusive recebendo o interesse de
algumas companhias menores, como a Harmony Cruises, que adquiriu o Costa
Marina recentemente. Diante dos recentes problemas com o navio, e da
dificuldade em se livrar dele, Arison afirmou que o destino dele pode
ser um sucateiro, caso a situação continue a mesma. Convertido para
navio de cruzeiros em 1991, o Costa Allegra era um cargueiro desde 1969.
Comentários
Postar um comentário