MSC Preziosa ontem em St. Nazaire, onde está sendo construído
A MSC parece realmente ter firmado um acordo para completar para si o casco abandonado pela empresa líbia GNMTC. O navio foi encomendado há um ano e meio pela empresa do filho de Gadaffhi, a General Maritime Transportation Company, que até então operava uma extensa frota de petroleiros (veja notícia da época). Porém, com a queda do regime de seu pai, e a conseqüente não quitação de uma das prestações do navio, o estaleiro STX Europe, onde o navio está sendo construído, decidiu por cancelar o contrato com a empresa, e desde então vem procurando um novo comprador para o navio, que tem um projeto bem semelhante ao da classe Fantasia, da MSC. E parece que encontrou, os trabalhos continuam no navio que deverá se chamar MSC Preziosa, e teve seu prazo de entrega mudado para a primavera de 2013.
O MSC Divina, batizado em homenagem a atriz italiana Shopia Loren, sua
madrinha, é o mais recente navio da classe Fantasia e da MSC, e será
entregue em Maio desse ano em Marselha, na França. Sua decoração será
inspirada nos deuses do Olimpo, e ele será o primeiro a ter uma piscina
de borda infinita, a Garden Pool. Além disso, o navio estará em um
nível tecnológico mais avançado que seus mais antigos gêmeos, e terá
capacidade para mais passageiros.
A MSC parece realmente ter firmado um acordo para completar para si o casco abandonado pela empresa líbia GNMTC. O navio foi encomendado há um ano e meio pela empresa do filho de Gadaffhi, a General Maritime Transportation Company, que até então operava uma extensa frota de petroleiros (veja notícia da época). Porém, com a queda do regime de seu pai, e a conseqüente não quitação de uma das prestações do navio, o estaleiro STX Europe, onde o navio está sendo construído, decidiu por cancelar o contrato com a empresa, e desde então vem procurando um novo comprador para o navio, que tem um projeto bem semelhante ao da classe Fantasia, da MSC. E parece que encontrou, os trabalhos continuam no navio que deverá se chamar MSC Preziosa, e teve seu prazo de entrega mudado para a primavera de 2013.
Segundo fontes, apesar de o contrato propria- mente dito ainda não ter
sido terminado, o navio já possui todas as caracte- rísticas do Divina, o
mais novo navio da companhia, que será batizado em Marselha, em Maio.
Apesar disso, com relação ao projeto original, acredita-se que os
interiores mudaram consideravelmente, com novos detalhes luxuosos e
novos materiais para adaptar o navio ao design da MSC. Isso o deixará
muito parecido com o Divina, que assim como o Preziosa terá 1,751
cabines, 100 a mais que os navios anteriores da classe Fantasia,
Fantasia e Divina.
Enquanto isso, a companhia está estudando a encomenda de um novo protótipo, que será mais curto e mais largo que o Fantasia, apesar, nada foi firmado oficialmente ainda. Porém, o navio deverá ter 315 metros de comprimento, contra os 333 do Fantasia e seus gêmeos, e 42 de largura, quatro em relação a classe Fantasia. O que possibilitará a instalação de mais de 2,000 cabines, e um considerável aumento e incremento do MSC Yacht Club, que foi implantado com sucesso na classe Fantasia em 2008.
As cabines deveram ser menores que a da maioria dos navios, por isso, os trabalhos estão focados em projetá-las da forma mais eficiente possível, para que se aumente o senso de espaço. Apesar de a companhia se esforçar para confirmar que a construção do navio ainda não e eminente, tudo indica que o projeto está ganhando força. Novamente, o estaleiro que deverá construir os navios é o STX France, e a MSC parece estar pronta para agir em breve. Apesar das dificuldades que 2012 trará a indústria de cruzeiros, ainda mais após o fatídico fim do Costa Concordia, a companhia acredita que o novo navio poderia ser entregue em 2015, e mantem suas perspectivas de crescimento.
Enquanto isso, a companhia está estudando a encomenda de um novo protótipo, que será mais curto e mais largo que o Fantasia, apesar, nada foi firmado oficialmente ainda. Porém, o navio deverá ter 315 metros de comprimento, contra os 333 do Fantasia e seus gêmeos, e 42 de largura, quatro em relação a classe Fantasia. O que possibilitará a instalação de mais de 2,000 cabines, e um considerável aumento e incremento do MSC Yacht Club, que foi implantado com sucesso na classe Fantasia em 2008.
As cabines deveram ser menores que a da maioria dos navios, por isso, os trabalhos estão focados em projetá-las da forma mais eficiente possível, para que se aumente o senso de espaço. Apesar de a companhia se esforçar para confirmar que a construção do navio ainda não e eminente, tudo indica que o projeto está ganhando força. Novamente, o estaleiro que deverá construir os navios é o STX France, e a MSC parece estar pronta para agir em breve. Apesar das dificuldades que 2012 trará a indústria de cruzeiros, ainda mais após o fatídico fim do Costa Concordia, a companhia acredita que o novo navio poderia ser entregue em 2015, e mantem suas perspectivas de crescimento.
MSC Divina será entregue em Maio com piscina de borda infinita
Lounge do Yacht Club.
Os decks de passageiros terão nomes de deuses gregos: Urano, Afrodite,
Aurora, Giunone, Artemide, Zeus, Mercurio, Cupido, Iride, Minerva,
Apollo, Saturno, Elios. O design dos interiores do navio está sendo
feito pelo escritório De Jorio Design International, que definiu um
novoconceito de design e gestão para o navio, em se comparando com seus
gêmeos.
Em termos técnicos, o Divina será um pouco mais rápido que seus
antecessores, graças a um motor mais potente, e também mais eficiente na
conversão de água do mar em água potável, graças há um novo sistema de
osmose inversa, que consome 40% de energia a menos, e ainda causa um
menor impacto ambiental.
Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Pazzo Per Il Mare e Cruise-Comunnity.
Imagens (©) Copyright C. Plaguê, MeretMarine, e MSC.
Imagens (©) Copyright C. Plaguê, MeretMarine, e MSC.
Comentários
Postar um comentário